domingo, 21 de agosto de 2011

Lenda do Bará com Oxalá e suas características

Bará:Como muitos não conhecem profundamente a religião iorubá, tiram conclusões apressadas e erradas quando se referem a Bará, tornando-o uma entidade voltada para o mal e apresenta nos círculos menos evoluídos como portadores de defeitos físicos, confundido com os Kiumbas(entidades defeituosas).Embora conhecido como um escravo, a grande realidade é que Exútambém é um Orixá, representando os santos como mensageiro, verdadeiro secretário, o cobrador da lei causa/efeito. Não se pode ir a um Orixásem antes tratar de Exú. Ele dança com satisfação qualquer toque aos Orixá, Excetopara Oxálufan, com qual ele brigou por desejar seu trono.Exúé o detentor de axé e quem, junto com Olorumcriou o universo, como já foi falado anteriormente orixánão tem hierarquia eles possuem o mesmo poder.Na nação cabinda Orixá Baráé classificado como:Bará lodê ,Bara Lana,Bara Adagué e BaraAgelú. Diza lenda... Um dia, oxalá cansado de ser zombado e trapaceado por exú, pois oxalá era muito orgulhoso e geralmente não dava oferendas a exúpor ser um orixámais velho. Decidiu combater exúpara ver quem era o orixámais forte e respeitado. E foi aí que oxalá provou a sua superioridade, pois durante o combate, oxalá apoderou-se da cabaça de baráa qual continha o seu poder mágico, transformando-o assim em seu servo.Foi desde então que oxalá permitiu que barárecebesse todas as oferendas e sacrifícios em primeiro lugar... ...Bará não possuiariquezas, não possuíaterras, não possuíarios, não tinha nenhuma profissão, nem artes e nem missão. Baráficava vagando pelo mundo sem paradeiro. Um belo dia , Baráresolveu frequentar casa de Oxalá, gostou e passou a ir todos os dias . Na casa de Oxalá, Bará ficava distraídovendo o velho fabricando os seres humanos. Muitos e muitos também vinham visitar Oxalá, mas ali ficavam pouco, quatro dias, sete dias, e nada aprendiam. Traziam oferendas, viam o velho orixá, apreciavam sua obra e partiam.
Baráfoi o único que ficou na casa de Oxalá ele permaneceu por lá durante dezesseis anos. Baráprestava muita atenção em comoOxalá fabricava os seres humanos e aprendeu como modelava as mãos, os pés, a boca, os olhos, o pênis dos homens, as mãos, os pés, a boca, os olhos, e a vagina das mulheres. Durante dezesseisanos ali ficou auxiliando o velho Orixá. Baráobservava, não perguntava nada prestava muito atenção e com o passar do tempo aprendeu tudo com o velho. Um dia Oxaládisse para Baráir postar-se na encruzilhada por onde passavam os que vinham à sua casa. Para ficar ali e não deixar passar quem não trouxesse uma oferenda a Oxalá.
Cada vez mais havia mais humanos para Oxaláfazer. Oxalánão queria perder tempo recolhendo os presentes que todos lhe ofereciam. Oxalánem tinha tempo para as visitas. Baráque tinha aprendido tudo, agora podia ajudar Oxalá. Era ele quem recebia as oferendas e as entregava a Oxalá. Ele executava bem o seu trabalho e Oxalá decidiu recompensá-lo. Assim, quem viesse à casa de Oxaláteria que pagar também alguma coisa a Bara,que por sua vez mantinha-se sempre a postos guardando a casa de Oxalá. Armado de um ogó( poderoso porrete), afastava os indesejáveis e punia quem tentasse burlar sua vigilância. como Barátrabalhava demais fez sua casa ali na encruzilhada. Ganhou uma rendosaprofissão, ganhou seu lugar, e sua casa.Baráficou rico e poderoso. E ninguém pode mais passar pela encruzilhada sem fazer uma paga a ele suas devidas oferendas. Orixá Barádeve sempre ser ofertado e saudado antes de outros orixássua exiistenciaé de extrema importanciaporque é o Orixáda rua cuida de nossos caminhos do portão de nossas casas nos auxilia em negócios,comércios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário